TRABALHOS DESENVOLVIDOS

2009
Na primeira semana de Março, começamos o trabalho de reforço escolar com as crianças da comunidade em torno da Base da Jocum Manaus. Nas primeiras semanas só tivemos a presença de 01 (uma) criança, no entanto hoje, no mês de Junho temos a freqüência de 30 (trinta) crianças com dificuldades de aprendizado nas disciplinas de Português, Matemática e atraso no processo de alfabetização.
Com esse trabalho demos início a visitas das famílias das crianças que apresentam maiores dificuldades de aprendizado, podendo assim diagnosticar a raiz do problema e auxiliá-las de forma mais eficaz através de princípios bíblicos, apresentando-lhes o Evangelho. A partir dessas visitas pretendemos auxiliar as crianças e famílias para melhorar o relacionamento entre eles e no comportamento destas na escola.
O discipulado cristão está inserido nesse trabalho e com   isso pretendemos fundamentar essas crianças na rocha que é Cristo.

Combate à Malária.
No inicio de 2009 conseguimos uma parceria com a prefeitura de Manaus e montamos um laboratório de análise de hemoparasitos, malária, filária e doença de chagas, os ribeirinhos e indígenas das proximidades demoravam cerca de 4 horas de suas comunidades até o hospital de referência que é a fundação de medicina tropical, fora o dinheiro investido em cada percurso até o hospital, com o nosso laboratório, reduzimos esse tempo para 40 minutos, desde a coleta do material até a entrega do resultado, com a medicação se desse positivo ou negativo.
Aqui estão os nossos números de atendimentos:

No primeiro trimestre foram examinadas 2.144 lâminas servindo a comunidade num raio de 15 km da Base da Jocum, sendo que parte da comunidade atendida fica as margens do rio que está ao fundo da Base. Dessas lâminas examinadas 29 foram positivas sendo 23 por Plasmodium vivax, 04 por Plasmodium falciparum e ainda houveram 02 casos de verificação de cura positivos.
Esse período corresponde à época da cheia, onde o Amazonas foi submerso pelas chuvas que ocasionaram a maior cheia da história. Estima-se que quando o rio começar a secar o número de casos de malária irá aumentar consideravelmente, porém antes disso, ainda no período da cheia, os casos positivos de malária, detectados em nosso laboratório, quase triplicaram e ainda nem fechamos o segundo trimestre.
No segundo trimestre foram examinadas 1.913 lâminas das quais 63 tiveram resultado positivo, todas elas causadas pelo P. vivax. Notamos uma diminuição nos casos de P. falciparum e um aumento relevante das infecções por P. vivax, que é o mais corriqueiro causador de malária no Amazonas.

Esses resultados nos mostram a importância de continuarmos trabalhando para levar o diagnóstico rápido e preciso a comunidade a fim de melhorar a qualidade de vida e controlar os casos de malária.


Aguardem logo logo colocaremos aqui mais notícias...